Segunda-feira, 12 de Maio de 2008
Os 10 Mandamentos da Actividade Física Para Emagrecer

 

1.       Estas normas são para adultos com Índice de Massa Corporal (IMC)  25 Kg/m2, ou seja com excesso de peso – pré-obesidade ou já obesos.  
2.       A AF (actividade física)  ao longo de toda a vida é muito importante para a saúde dos vários órgãos e aparelhos do corpo humano. A sua importância não se limita ao controlo do peso, nem a uma dada fase da vida. Não basta ter feito desporto durante a juventude e nunca é tarde para começar.
3.       AF e alimentação saudável, completam-se e não se podem substituir. AF ou dieta sozinhas, sem estarem associadas, estão condenadas ao malogro a longo prazo em termos de resultados. A AF potencia os efeitos da correcção alimentar.
4.       A perda de peso deve ser lenta para ser eficaz, duradoira e segura. Meio a um quilo por semana é uma velocidade média de emagrecimento adaptável à maioria das situações, que pode ir a 2 Kg mensais em casos mais graves.
5.       Emagrecer equilibradamente e manter a perda. - Pequenas perdas, na ordem dos 5% a 10% do peso, desde que mantidas, já trazem grandes benefícios à saúde. Nem sempre é necessário ou possível normalizar o peso por completo. O bom é muitas vezes inimigo do óptimo.
6.       A AF tem de ser frequente e regular. Esta é a característica mais importante da AF, sobretudo quando o objectivo é a perda de peso. Por isso o ideal é 5 dias por semana. 3 dias por semana é o mínimo dos mínimos e menos que 3 não faz sentido.
7.       A AF para emagrecer deve ser ligeira a moderada mas PROLONGADA. - Começar com meia hora por dia até chegar a cerca de uma hora por dia (ou mais para quem puder e gostar). O ideal é gastar 2.000 Kcal por semana e nunca menos de 800 a 1000 Kcal. Existem métodos fáceis e rápidos para calcular o dispêndio calórico da marcha.
8.       Caminhar rapidamente é a AF ideal para a maioria das pessoas que necessitam de perder peso, por ser uma AF que emagrece muito e de baixos riscos. Toda a AF é bem vinda, embora as diversas Afs difiram muito nas calorias que consomem e nos seus riscos.
9.       Exercícios de força e de flexibilidade são úteis como complemento da marcha a partir duma certa fase do programa, mas a marcha é o mais importante.
10.    A AF deve ser fonte de prazer e de bem-estar durante a sua prática e no resto do dia. Os prazeres também se podem educar…


publicado por desportosaudavel às 12:50
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


posts recentes

O que são Alongamentos ?

Alguns conselhos para a c...

Como se avalia a aptidão ...

Futebolistas correm mais ...

Os 10 Mandamentos da Acti...

Água com adição de oxigén...

Planificação do "Dia da D...

classes de dopantes

Os Benefícios da Alimenta...

Como se deve praticar exe...

arquivos

Maio 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Outubro 2007

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds
Em destaque no SAPO Blogs
pub